segunda-feira, 3 de novembro de 2014

DF: Entidades divulgam dossiê sobre práticas antissindicais adotadas pela direção da EBC

Um documento repleto de denúncias como tentativas de desqualificação de pessoas, casos de assédio moral e retaliação contra funcionários foi organizado por sete entidades que representam os trabalhadores do grupo estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O dossiê, que foi entregue à Secretaria Geral da Presidência e ao Ministério do Planejamento, questiona a ação dos novos dirigentes e gestores da companhia, que teriam tomado diversas medidas antissindicais.

Redação Portal Imprensa

O Tempo: Saiba como identificar o bullying no ambiente de trabalho

O termo bullying, do inglês bully, que significa valente em português, tem sido muito utilizado para descrever episódios de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo isoladamente ou por um grupo.

Da Redação - O Tempo

PR: Oi é condenada por divulgar ostensivamente “dez mandamentos da telefonia”

A Oi S.A. foi condenada a pagar solidariamente com a Telecomunicações e Engenharia Ltda. (Telenge) indenização de R$ 5 mil a um instalador/reparador de linhas que se sentiu assediado moralmente porque a empresa fixou várias vezes, em mural, os "dez mandamentos da telefonia", com frases como "não terás vida pessoal, familiar ou sentimental" e "não verás teu filho crescer". Condenada na instância regional, a Oi recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, em decisão da Segunda Turma, rejeitou o exame do mérito do recurso de revista.

Por Lourdes Tavares/CF

DF: Avaliação de chefe intimida servidores de ministério

A Portaria nº 521, de 27 de dezembro de 2012, estabelece critérios e procedimentos de avaliação para servidores e seus chefes em cada setor do Ministério das Comunicações. Louvável, em especial por se tratar de um órgão público, não fosse o fato que tem incomodado bastante os funcionários e conota assédio moral: cada servidor que avalia seu superior no cargo deve dar uma nota e é obrigado a assinar o formulário. Desde 2013, o processo ocorreu por duas vezes na pasta e intimida os funcionários de vários departamentos. Com receio de serem retaliados, avaliam bem, muito bem, seus chefes.

Por Leandro Mazzini - Coluna Esplanada - O Povo online

AL: Continuam queixas por assédio moral em ambientes de trabalho

Até a primeira semana do mês de outubro foram registradas no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas 79 queixas por assédio moral. Em 2013, foram 82. Se a média se mantiver, esse número chegará a 98 até o final desse ano.

Por Carlos Amaral - Colaborador - Tribuna Independente

MS: Abertas as inscrições para Seminário Internacional pelo Trabalho Decente

No dia 3 de novembro, Campo Grande sediará o Seminário Internacional pelo Emprego e Trabalho Decente: Modernização nas Relações de Trabalho, que acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com credenciamento a partir das 07h e abertura oficial às 08h30min. Ao final, será entregue certificado com horas complementares.

A redação - A Crítica de Campo Grande - MS

MA: HSBC é condenado a se abster da prática de assédio moral

A 7ª Vara do Trabalho de São Luís determinou na segunda-feira (20/10) que o HSBC se abstenha de praticar assédio moral em face de seus empregados sob pena de multa diária R$50 mil reais por trabalhador prejudicado. A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Trabalho com participação do SEEB-MA.

Por Ascom/SEEB-MA