quinta-feira, 9 de abril de 2015

PR: Confira os vídeos de todas as palestras do Seminário Estado, Poder e Assédio

Em 27 de março, foi realizado o Seminário Estado, Poder e Assédio: Relações de Trabalho na Administração Pública, promovido pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind) com mais 14 entidades, no auditório da Universidade Positivo (UP).

A íntegra das quatro palestras realizadas no seminário agora está documentada nos vídeos produzidos pela APUFPR-SSind. O objetivo dos materiais é ampliar a discussão sobre o assédio moral e possibilitar o compartilhamento desse importante evento na luta contra a violência no trabalho.

Clique aqui para conferir os vídeos de cada palestra.

(fonte, acesso em 09/04/2015)

MG: Empregada discriminada em razão da origem pernambucana será indenizada

Uma trabalhadora ajuizou reclamação contra sua ex-empregadora, uma empresa de serviços de qualidade de vida, requerendo indenização por danos morais e pensão mensal no valor de um salário mínimo. A alegação era de que ela sofria constrangimentos e discriminação em razão de sua origem pernambucana. Por isso, era obrigada a prestar carga superior de trabalho e a pegar muito peso, o que lhe rendeu uma lesão no punho esquerdo. Lesão essa que acabou sendo a causa de sua dispensa.

Por Secretaria de Comunicação Social - TRT3

RS: Instituto de Cardiologia é condenado a indenizar auxiliar operacional vítima de racismo

A Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), de Porto Alegre (RS), mantenedora do Instituto de Cardiologia do Rio Grande de Sul, foi condenada a indenizar uma auxiliar de serviço operacional vítima de racismo cometido por uma colega. Perseguida e desrespeitada por uma secretária que não era sua chefe imediata e a tratava com termos preconceituosos na frente de colegas e alunos do hospital-escola, a auxiliar acabou afastada do trabalho com problemas de depressão.

Por Lourdes Tavares/CF - Secretaria de Comunicação Social do TST