quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dorgival Terceiro Neto Júnior: Infarto por estresse gera indenização.

A Sétima Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro condenou um banco ao pagamento de R$ 200 mil, a título de danos morais, à família de um gerente falecido em 2011 após infarto em decorrência do estresse ocasionado pela excessiva cobrança de metas e constante ameaça de dispensa na instituição bancária.

Por Dorgival Terceiro Neto Júnior / Correio Trabalhista - Coluna Jurídica

DF: FEIPOL participa de discussões sobre Assédio Moral e Sexual na polícia

“Assedio moral e sexual das profissionais da segurança”, foi o tema da primeira discussão do GT (Grupo de Trabalho), instituído pela Portaria nº 02/15, do Ministério da Justiça. A reunião foi realizada nos dias 23 e 24 de abril, com o intuito de elaborar um documento único, que servirá para orientar as vítimas, de como agir em casos de assédio.

Por Federação Interestadual das Polícias Civis

BA: ADUNEB faz reunião sobre assédio moral

Devido ao aumento do número de denúncias sobre assédio moral na Universidade do Estado da Bahia, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB) convoca todos os professores impactados pelo problema para uma reunião. A atividade acontecerá dia 30 de abril, quinta-feira, às 9h, na sede do sindicato, no campus I da Uneb, em Salvador. Além dos professores, também foram convidados à atividade representantes de outros sindicatos, entidades, movimentos sociais e populares.

Por ADUNEB

AM: Sead ministra palestra sobre assédio moral no serviço público

Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu no auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), palestra proferida pelo procurador do Estado do Amazonas, Júlio Cézar Lima Brandão, com o tema “Assédio Moral no Serviço Público”.

Por Assembleia Legislativa do Amazonas

TV TST: Assistente que sofreu assédio moral por ter engravidado receberá indenização de cooperativa


Uma assistente de atendimento de Porto Alegre vai receber R$ 15 mil de indenização por sofrer assédio moral depois de voltar da licença-maternidade. A estabilidade no emprego para gestantes é garantida por lei, mas em alguns casos, muitas mulheres são rebaixadas de função ao voltar ao trabalho.

(fonte, acesso em 29/04/2015)

SC: GT do assédio moral e sexual às agentes de segurança formata cartilha

Os conceitos de assédio sexual, moral e de gênero, como identificar, amparo legal, a quem e como denunciar, e o consequente acolhimento da vítima e punições aos assediadores. Estas foram as principais definições decorrentes da primeira reunião do Grupo de Trabalho realizada nos dias 23 e 24.

Por Associação de Praças do Estado de Santa Catarina

RS: Assédio moral no trabalho é foco de encontro no SITRACOM em Bento

O 7º Encontro da Mulher promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom) foi realizado na sexta-feira, dia 24. O assédio moral no trabalho foi o tema que norteou o evento que contou com a palestra do advogado Marcelo Garcia e com a explanação da delegada Deise Salton, da Delegacia da Mulher do município.

Por Francine Boijink - Central de Jornalismo da Difusora / Difusora890

MT: Audiência pública debaterá assédio moral no trabalho e terceirização

O encontro acontece no dia 30 de abril, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde.

Por CenárioMT

MG: Empresa deverá pagar indenização a ex-empregado que sofreu injúria racial no trabalho

Um vendedor conseguiu na Justiça do Trabalho indenização por danos morais, no valor de 34 mil reais, por ter sofrido injúria racial no trabalho. Ele narrou uma série de episódios, nos quais foi humilhado no ambiente de trabalho, em razão da cor de sua pele. As alegações foram confirmadas por uma testemunha, que contou que, ao ser aprovado no vestibular de Direito, ele recebeu fotos de chimpanzés de terno e gravata. Não bastasse, um papel de bala "Chita" foi colado no cartão de visitas da loja que continha o nome do vendedor.

Por Secretaria de Comunicação Social - TRT3