segunda-feira, 4 de maio de 2015

RS: Progep realiza palestra sobre Assédio Moral e Precarização do Trabalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal de Pelotas promoverá a palestra ASSÉDIO MORAL E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: ASPECTOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS, em 15 de maio de 2015, às 15h, destinada aos servidores em geral.

Por Coordenação de Comunicação Social da UFPEL

SC: Empresa é condenada por assédio moral contra empregado homossexual e portador de HIV

A JT/SC condenou uma empresa a pagar danos morais de R$ 30 mil por assédio moral e de R$20 mil em razão da dispensa discriminatória e de indenização substitutiva ao entender comprovado que o gerente da loja assediava trabalhador homossexual e portador do vírus HIV.

Por Migalhas

Artigo de Gilda de Castro: O assédio moral nas relações de trabalho

O trabalho é a expressão máxima da humanização, porque se refere à transformação da natureza para que o homem sobreviva em qualquer ecossistema e torne-se sujeito da história. Deve ser tratado, portanto, como processo sagrado, diante da comunhão de seus frutos e, consequentemente, da harmonia entre todas as pessoas. Isso não acontece, entretanto, porque muitos querem expropriar o outro, escravizando ou aniquilando moralmente seu colega, subalterno ou concorrente. Não se constrangem por manifestarem os piores sentimentos humanos (inveja, soberba e ganância) que inspiraram atitudes para pontilhar de sangue a história da humanidade e gerar o perfil de assédio moral, o problema de quem está produzindo bens materiais, intelectuais ou artísticos, sozinho ou em seu emprego.

Por Gilda de Castro / O Tempo

Canadá: Exército canadense quer combater crimes sexuais em suas fileiras

O exército canadense reconheceu nesta quinta-feira "um problema inegável de assédio sexual e agressão sexual" em suas fileiras que afeta mulheres e homossexuais, e se comprometeu a atender as conclusões de uma comissão especial que investiga a questão.

Por Estado de Minas / Agence France-Presse

RN: Gestora do Trabalho Seguro no RN ministra palestra sobre assédio moral no Grupo Guararapes

Seguindo com ações educativas de conscientização de trabalhadores e empresários para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a juíza e gestora do Programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte, Simone Jalil, ministrou palestra no Grupo Guararapes, na manhã desta quinta-feira (30).

Por Ascom - TRT/21ª Região 

RN: Violência moral ainda é pouco denunciada

Medo, vergonha de se expor, constrangimento, falta de apoio da família. Esses são alguns motivos para a falta de denúncia, por parte dos trabalhadores, sobre o assédio moral. O Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró (SECOM) destaca que as mulheres sofrem em maior número, principalmente grávidas e lactantes. O dia 1º de maio é considerado o Dia do Trabalhador, a data seguinte, 2 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral.

Por Gazeta do Oeste

DF: IMBEL e empregados aprovam proposta de acordo no TST para encerrar estado de greve

Os representantes da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e dos empregados chegaram a uma proposta consensual para o Acordo Coletivo 2015/2016 da categoria, que se encontra em estado de greve. A proposta, de autoria do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho (foto), em audiência de mediação realizada nesta quinta-feira (30), será apresentada até o dia 6 para análise pelas assembleias de empregados.

Por Redação Justiça em Foco, com TST 

DF: UniCeub se compromete a combater assédio sexual e moral

O Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub) firmou Aditamento ao Termo de Ajuste de Conduta nº 6/2009 com o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, ampliando seu compromisso de combater o assédio moral na Instituição. O Centro Universitário não vai tolerar procedimento que caracterize como assédio sexual e assédio moral aos seus empregados, garantindo-lhes tratamento digno e compatível com sua condição humana.

Por ASCOM / MPT10

PE: AGU cobra ressarcimento de 330 auxílios-doença na maior ação regressiva da história

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou a maior ação regressiva da história do país contra a Contax, uma das maiores empresas de teleatendimento do mundo e líder do setor na América Latina. A medida tem como objetivo ressarcir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelos gastos com a concessão de 330 auxílios-doença para funcionários da empresa.

Por Filipe Marques / Advocacia-Geral da União