domingo, 31 de maio de 2015

Artigo de Francisco Santos: Respeito acima de tudo

Xingar, humilhar, ameaçar, adjetivar negativamente e tudo mais que trate o outro ser humano como objeto e não como sujeito. Essa desqualificação como exercício do poder é o que se considera assédio moral. E, embora pareça ser algo forte, ainda é uma prática comum à algumas empresas, infelizmente.

Por Callcenter.inf

PA: Servidores do Detran denunciam assédio moral

Faltando menos de 24h para iniciar a greve por tempo indeterminado dos servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), o Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran) divulgou nota denunciando possíveis casos de assédio moral contra os funcionários. De acordo com o sindicato, os atos teriam sido promovidos por chefias imediatas em diversos setores do Detran, na capital e no interior do estado.

Por DOL, com informações do Sindtran / foto Bruno Carachesti

PE: Assédio moral é tema de palestra na PMPE

Com o tema assédio moral nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, nesta quarta-feira (27) foi ministrada palestra pela servidora Karla Júlia Marcelino da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, aos chefes das seções de operações ou equivalentes. Pela manhã, o evento foi no auditório do Memorial de Medicina e à tarde no auditório do Estado Maior Geral (EMG), ambos no Derby.

Por PMPE / foto Cabo Elton Camilo/5ª EMG-PMPE

MG: Sindicato fecha BB Uberaba contra assédio moral

Na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região fecharam a agência Uberaba do Banco do Brasil em protesto contra a postura do gestor do local. 

Por Paula Padilha / SEEB Curitiba

PR: Mesa redonda discute assédio sexual e moral no trabalho em Guarapuava

Assédio sexual e moral nas relações de trabalho foi tema da mesa redonda realizada nesta sexta feira (29), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com o Laboratório de História Ambiental e Gênero (LHAG) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O objetivo do debate foi mostrar a legislação que incrimina o assédio e as relações de poder no ambiente de trabalho, além de orientar os participantes sobre a forma de identificar o assédio, os procedimentos de registro e como denunciar. O evento teve inicio às 19h, na sala de eventos da Unicentro.

Por Bárbara Franco / Rede Sul de Notícias

Artigo de Gustavo Garcia: Assédio moral deixa cicatrizes mais profundas do que se imagina

O assédio moral no trabalho, também conhecido como mobbing, é um problema social grave, que vem assumindo contornos cada vez mais alarmantes.

Por Gustavo Filipe Barbosa Garcia / UOL Notícias Opinião

SP: Renner é condenada por injúrias raciais de empregadas contra vendedora

A rede de Lojas Renner S.A foi condenada a pagar R$ 40 mil de indenização por danos morais a uma assistente de vendas que foi alvo de injúria racial por parte de uma colega de trabalho e pela gerente ao longo do contrato de trabalho. Para a Sétima Turma, que não deu provimento a agravo da empresa, ficou constatada a conduta desrespeitosa, humilhante e discriminatória em razão da raça da trabalhadora. 

Por Taciana Giesel/CF - Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho

Curso na Mackenzie: Entendendo o assédio moral no ambiente de trabalho

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de identificar situações de assédio moral no ambiente de trabalho, ampliando, de maneira significativa, seus conhecimentos a respeito desta temática.