segunda-feira, 15 de junho de 2015

BBC Brasil: Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Ao buscar relatos de profissionais que tenham sofrido assédio no trabalho, a reportagem ouviu uma dezena de pessoas sempre sob a condição de que seu nome e da empresa não fossem revelados. A quantidade e velocidade com que os depoimentos surgiram indicam que este é um problema comum no mercado brasileiro, como aponta uma pesquisa feita pelo site Vagas.com e publicada com exclusividade pela BBC Brasil.

Por Rafael Barifouse / BBC Brasil em São Paulo

Jornal do Comércio: Fantasma do assédio moral ronda o mundo corporativo

Quando o banco em que trabalhavam foi incorporado por outra empresa, Rita e Manuel (nomes fictícios) viram suas vidas se transformarem em um pesadelo. No início, foram transferidos para um sala afastada, sem muita estrutura nem computador, e separados dos demais funcionários. Com a falta de supervisão e sem nenhum objetivo na empresa - já que não recebiam tarefas para cumprir -, passaram a trabalhar desmotivados.

Por Thaís Seganfredo - Jornal do Comércio

O Globo: TST condena BB a pagar R$ 600 mil por assédio

O Banco do Brasil (BB) terá que pagar uma multa inédita de R$ 600 mil, a ser depositada no Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT), por dano moral coletivo. A instituição foi condenada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por não ter investigado denúncias de assédio moral nas dependências do banco em todo o país, entre elas, a retirada de comissões e discriminação a portadores do vírus HIV.

Por Mônica Tavares / O Globo

MA: Servidores denunciam assédio moral


Servidores da Secretaria de Turismo do Estado denunciam assédio moral. Eles chegaram até a registrar ocorrência. Em nota a Secretaria de Turismo informou que os funcionários que foram exonerados ocupavam cargos comissionados, portanto, legalmente sujeitos a livre nomeação e exoneração. E que nesse grupo de funcionários apenas dois pertencem ao quadro efetivos do Governo do Estado e foram deslocados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), para melhor atender às necessidades do serviço público.

Por Redação iDifusora

(fonte, acesso em 15/06/2015)

RS: Assédio Moral em debate no HCPA

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS) promoveu evento sobre Assédio Moral na última quarta, dia 10, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Por Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul

MT: Polícia Militar discute assédio moral e sexual contra a mulher policial

A Polícia Militar de Mato Grosso realizará, na próxima segunda-feira (15.06), o seminário ‘Assédio moral e sexual contra a mulher policial militar’, com o tema: ‘Uma abordagem institucional em prol dos Direitos Humanos da mulher policial militar’. O evento será realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a partir das 8h, com encerramento previsto para o meio-dia. 

Por Dana Campos / Assessoria/PM-MT

DF: Diretores do Sindicato participam de audiência sobre assédio moral na Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (11), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) realizou audiência pública para homenagear as vítimas de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, debater sobre esses problemas e discutir as possíveis soluções.

Por Rosane Alves / Do Seeb Brasília