quarta-feira, 1 de julho de 2015

Artigo de Sherry Ricchiardi: Conselhos para mulheres jornalistas que enfrentam assédio no trabalho

Em maio, tive o privilégio de trabalhar com um grupo de corajosas mulheres jornalistas no Sudão do Sul, a nação mais nova do mundo. Elas estão travando uma batalha difícil pela igualdade em um país cheio de pobreza, conflitos e barreiras culturais.

Por Sherry Ricchiardi / Rede de Jornalistas Internacionais - ijnet

CE: Empregada obrigada a dançar "na boquinha da garrafa" na frente de clientes ganha indenização por assédio moral

Uma funcionária da empresa Bompreço Supermercados ganhou na Justiça do Trabalho direito a indenização por assédio moral pois era obrigada a realizar danças vexatórias na frente de clientes como prenda por chegar atrasada em reuniões. A condenação unânime foi da Segunda Turma do TRT/CE.

Por Divisão de Comunicação Social - TRT/CE

MG: Seminário sobre Assédio Moral orienta servidores na UFU

Na tarde de quinta-feira, 25, os técnicos administrativos em educação (TAE’s) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniram no seminário sobre assédio moral, promovido pelo SINTET-UFU.

Por Kennedy Costa / Nayane Dominique - Sindicato dos Trabalhadores Técnico - Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia

SP: TST determina reintegração de auxiliar de enfermagem portadora de HIV demitida por hospital paulista

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho considerou discriminatória e declarou nula a dispensa de uma auxiliar de enfermagem hospitalar portadora do vírus HIV. Em julgamento de embargos nesta quinta-feira (25), a SDI-1 reformou decisão da Quarta Turma do TST e determinou sua reintegração e o pagamento de salário e demais verbas referentes ao período de afastamento. A decisão foi unânime.

Por Lourdes Tavares/CF - Secretaria de Comunicação Social - Tribunal Superior do Trabalho

SC: Debate põe em foco assédio moral nas relações de trabalho

O primeiro evento-debate promovido pelo Comando Local de Greve dos TAEs da UFSC aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) no auditório da Reitoria e colocou em evidência um tema urgente para os trabalhadores. Cerca de 30 pessoas passaram mais de duas horas discutindo o tema com a presença de Shirlei Azevedo, militante do movimento de mulheres e sindical, e que faz parte da rede de enfrentamento ao assédio moral em Santa Catarina.

Por SINTUFSC

RO: Servidores denunciam más condições em relatório do MP

Os servidores públicos municipais de Vilhena, lotados na rede básica de Saúde, aprestaram um relatório completo ao Ministério Público (MP), denunciando irregularidades da atual gestão, especificamente com relação às atividades no Hospital Regional (HR).

Por Rondoniaovivo.com / Extra de Rondônia

PB: Fundação da FIP assina termo de ajuste por assédio moral

A Fundação Francisco Mascarenhas, mantedora da Faculdade Integrada de Patos, assinou Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho na Paraíba comprometendo-se a combater quaisquer práticas de assédio moral entre seus funcionários e diretores.

Por Assessoria de Comunicação / MPT-PB/PRT-13

AL: Almaviva é denunciada por sobrecarga de trabalho e assédio moral

As denúncias constantes de funcionários e ex-funcionários da empresa italiana de call center Almaviva trouxe à tona as questões relacionadas à sobrecarga de trabalho e o assédio moral sofrido por trabalhadores todos os dias.

Por Thayanne Magalhães - Tribuna Hoje / foto Secom Maceió